terça-feira, 31 de agosto de 2010

Inicio do Programa de Saúde Integral do Adolescente

As Casas do Adolescente surgiram depois da criação do Programa de Saúde do Adolescente que iniciou sua estruturação em 1985. Em dezembro 1985 foi realizado o primeiro encontro intersetorial sobre adolescência da Secretaria de Estado da Saúde, com a participação de 1113 profissionais, foi firmado um compromisso oficial para implantação de um projeto de atenção à saúde integral do adolescente. Sendo que o primeiro serviço de adolescente na rede pública de saúde foi inaugurado em 07 de março de 1986.
Este programa visa a implantação de uma política publica universalizada de juventude na área da saúde, com atendimento integral para jovens de ambos os sexos de 10 a 20 anos de idade.
A adolescência é uma etapa da vida de grande criatividade e o adolescente deve ter seu potencial criador apoiado e estimulado.
O projeto de vida na adolescência poderá ser facilitado ou dificultado pelas possibilidades que o meio possa oferecer.
O atendimento integral desenvolvido pelo Programa de Saúde Integral do Adolescente de São Paulo, baseia-se em politicas modernas de saúde pública que priorisão a  prevenção.
Todos que desejam implantar uma Casa do Adolescente devem seguir estes primeiros passos.
O Programa de Saúde Integral do Adolescente de São Paulo é Coordenado pela Dra Albertina Duarte Takiuti, nossa mentora maravilhosa.
Fonte: Adolescência e Saúde 3 - 2008 - SES SP

PARCERIA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

domingo, 29 de agosto de 2010

Casas do Adolescente

Esta semana falaremos sobre  "Casa do Adolescente".

Um espaço a ser criado para o adolescente poder se abrir, ter um lugar para falar, ser realmente ouvido e escutar na sua linguagem. Onde o adolescente será cuidado, em sua saúde fisica, mental e emocional.
A porta de entrada,  o acolhimento é o mais importante para que ele sinta que estará em um espaço que poderá ser ele mesmo, sem ter que se esconder atras de nehuma mascara ou ter que mentir, pois lá encontrará profissionais especializados para entende-lo sem rótulos ou criticas.
Pois sabemos que pelas próprias características da adolescência, período de intensas modificações biológicas, psicológicas e sociais, com aspectos muito peculiares e maior suscetibilidade as mais diferentes situações de risco, demanda-se a essa faixa da população uma atenção integral a sua saúde, realizada por profissionais capacitados a lidar com essas peculiaridades;

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A Viagem

Conduz com o remo sua própria canoa; não confie nos outros para remar seu barco.
Você está começando uma aventurosa viagem, do riacho da infância, pelos rios da adolescência(....) para o porto que deseja alcançar.
Encontrará dificuldades e perigos pelos caminhos.
Mas, sem aventuras, a vida seria terrívelmente monótona.
Com pilotagem cuidadosa, manejo calmo da embarcação e jovial persistência, não há razão pela qual a viagem não seja um completo sucesso, não importando quão pequeno tenha sido o riacho de onde partiu"

Baden Powell

PARCERIA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

DIFICULDADES

Encontrar o primeiro emprego não é uma tarefa das mais fáceis. Dados do último censo comprovam que mais de 11 milhões de brasileiros procuram um lugar no mercado de trabalho. Para os jovens, encontrar uma vaga é ainda mais complicado.
As empresas, na hora da contratação, aumentaram as exigências e o desemprego fez crescer a competitividade no mercado de trabalho. Conclusão: quem nunca trabalhou, vai ter que dar um duro danado para conseguir a primeira chance.
Desta maneira, as filas para conseguir emprego aumentam cada vez mais, disputando as poucas vagas que aparecem nessa época de recessão.
A falta de experiência é a principal barreira para o jovem conseguir trabalho. Se para quem tem experiência o emprego está difícil, imagine só para quem está começando. Só muita persistência, preparo e conhecimento de algumas regras podem ajudar a dar o empurrão inicial.
Estudar inglês ou espanhol, conhecer os principais programas de computador, ter um português correto e muita disposição para o trabalho, são princípios básicos que um candidato a emprego deve ter. E quem ainda não estudou tudo isso precisa demonstrar que está com muita vontade de aprender.

PARCERIA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Hormônios??

"A culpa é dos hormônios." Até a bem pouco tempo, a indisciplina e o comportamento emocionalmente instável dos adolescentes eram atribuídos à explosão hormonal típica da idade. Pesquisas recentes mostram, no entanto, que essa não é a única explicação para a agressividade, a rebeldia e a falta de interesse pelas aulas, que tanto preocupam pais e professores. Nessa fase, o cérebro também passa por um processo delicado, antes desconhecido: as conexões entre os neurônios se desfazem para que surjam novas. Simplificando: o cérebro se "desmonta", reorganiza as partes e em seguida se "monta" novamente, de forma definitiva para a vida adulta.
Entre 13 e 19 anos, é comum os jovens apresentarem reações e comportamentos que independem da vontade deles. Portanto, nem sempre palavras ditas de maneira agressiva ou arrogante são fruto da falta de educação. Para quem convive diariamente com turmas dessa faixa etária - que ora parecem estar no mundo da lua, ora com pane no sistema - e quer conquistá-las, a saída é agir de forma firme, mas respeitosa.

Visitem: http://revistaescola.abril.com.br/
 
PARCERIA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

terça-feira, 24 de agosto de 2010

O QUE É SER JOVEM?

Primeiramente, cabe-nos perguntar: o que é a juventude? Afinal, o jovem está presente em praticamente todos os grupos sociais: camponeses, operários, desempregados, estudantes... Mas será que temos um consenso sobre o conceito de juventude?
A primeira vista isso seria desnecessário, mas um olhar mais acurado sobre o assunto nos levará a concluir que isso é fundamental, por uma razão bem simples: a juventude precisa de atenção e de políticas específicas para o mercado de trabalho!
Se, por um lado, a juventude não pode ser determinada numa faixa etária estanque, por outro lado, também não pode ser reduzida a um estado de espírito, pois tomar juventude por um estado de espírito é uma visão que desemboca na idéia de que a juventude não tem questões específicas e que, portanto, a discussão sobre o assunto seria irrelevante.
Paulo Denisar Fraga, na linha dessas observações, sugere que a juventude seja vista como uma fase da vida, mais ou menos definida, na qual o ser humano se encontra em processo de formação e construção de perspectivas de estabilidade para a sua vida.Trata-se, portanto, de um momento de grande expectativa e apreensão em relação ao futuro, normalmente caracterizado por uma postura inquieta e irreverente.
É neste espaço da vida que se manifestam, com maior intensidade, os problemas existenciais do ser humano, pois é nesse período que as pessoas realizam as grandes escolhas de suas vidas, entre as quais, a profissão.
Daí surge a preocupação e a necessidade do trabalho, pois é através dele que, em grande parte, o jovem se afirmará como pessoa e como cidadão.
Visitem: www.pime.org.br/missaojovem/mjcidadaniadesafio.htm

PARCERIA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

Distração

Olá Pessoal!
Na postagem de ontem escrevi uma palavra errada, por pura distração, me perdoem.
Erro corrigido
Cristina

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

RAFAEL E MIGUEL - FAZEM A DIFERENÇA

Amigos hoje apresento a vocês, dois jovens que fazem a diferença, Rafael e Miguel.
Ambos tem dezenove anos, estão no 2ª ano da Faculdade de Ciência da Computação.
Criaram um programa para armazenar dados para o Censo da Pessoa com Deficiência, usaram suas horas livres, bem como seus finais de semana.
Como disse ontem que fiquei encantada quando vi jovens brincando, hoje fiquei muito feliz quando vi esses jovens trabalhando pelo proximo, trabalho voluntário.
Jovens que estão realmente encarrando suas responsabilidades, e investindo no futuro, quando nos deparamos com jovens como estes, pensamos que o futuro ainda tem "salvação".
PARABÉNS MENINOS, CONTINUEM SEMPRE ASSIM CORRENDO ATRÁS DOS SEUS OBJETIVOS. O MUNDO PRECISA DE JOVENS DE VALOR. E QUEM ESTIVER MAIS PREPARADO, COM CERTEZA TERÃO MAIS RECONHECIMENTO.

PARCERIA SEMPRE.
Por CRISTINA CONSTÂNCIO

domingo, 22 de agosto de 2010

AH! COMO SERIA BOM

Hoje estava na Festa do Folclore, em minha cidade quando percebi encantada que crianças, adolescentes e jovens estavam brincando e sorrindo alegremente.
Brincando de peteca, fazendo desenhos folclóricos e imaginem andando de pernas de pau.
Há quanto tempo não vejo jovens se divertindo com brincadeiras inocentes como estas, hoje nossos jovens sabem tudo sobre computadores, jogos eletrônicos, Youtube e Google, aonde visitam todos os dias para “se divertirem”.
Vi pureza nos olhos e sorrisos de adolescentes, se esforçando para se equilibrarem nas pernas de pau, como seria bom se algumas coisas voltassem, não estou falando em retroceder, mas em ter o encanto por coisas simples novamente.
AH! COMO SERIA BOM, ver nossos jovens pulando corda, andando de carrinho de rolimã, brincando de beijo, abraço ou aperto de mão, hoje eles até brincam disso, mas infelizmente sem nenhuma ingenuidade.

AH! COMO SERIA BOM...

PARCEIRA SEMPRE

Por CRISTINA CONSTÂNCIO

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O Balé da vida

Hoje em uma novela que estava assistindo, vi um dialogo de um adolescente com seu pai.
Para se entender um pouco, o filho é bailarino e o pai tem preconceito, no dialogo o pai fala para o filho sobre a namorada do filho, dizendo que sua mãe lhe disse que a namorada é bonita....., o filho responde – Sim pai ela é tudo isso, percebendo que o pai estava feliz pelo filho estar namorando, por que assim ele não é homossexual, o filho continua dizendo - sabe pai HOJE EU CONSIGO VE-LO COMO VOCÊ REALMENTE É, AQUELE HEROI, AQUELA PESSOA QUE EU ACHAVA QUE SABIA TUDO NÃO EXISTE, HOJE PERCEBO QUE VOCÊ SE PREOCUPA COM VOCÊ E NÃO COMIGO, SE PREOCUPA COM AS APARÊNCIAS. PAI EU ACHO QUE ESTOU FICANDO ADULTO, POSSO NÃO CONCORDAR COM O QUE VOCÊ PENSA MAIS VOU RESPEITAR COMO QUERO QUE VOCÊ ME RESPEITE TAMBÉM.
Quando os filhos crescem a visão que eles têm dos pais também amadurece, portanto devemos ficar atentos, de como agimos quando eles são pequenos e adolescentes, por que quando estiverem adultos eles saberão exatamente como somos e com certeza se o que eles enxergarão não foi bom, eles tentarão ser completamente diferentes dos seus genitores.
Portanto não sejam apenas genitores, mas sim PAI E MÃE com muito amor, dialogo, demonstrações de afetos e sem necessidade de mostrar o tempo todo que é sábio e forte, por que os filhos merecem a verdade, a pureza de caráter, para que no futuro eles queriam ser parecidos com seus pais, com sua propria personalidade, mas com orgulho dos modelos que tem de vida.
Adolescentes respeitem seus pais com suas falhas e fraquezas, pois muitos pais pecam por amor, e saibam também dialogar com seus pais, é legal a relação vai ficar muito melhor.

PARCERIA SEMPRE

Por CRISTINA CONSTÂNCIO

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pais Humanos

Procure ser mais afetuoso com seus filhos.
Não economize afeto nem contato corporal. A criança precisa ser "alimentada afetivamente" para depois ter afeto para dar.
Não use ameaças e/ou castigos corporais, pois a criança pode se acostumar e achar que é uma forma correta de expressão.
Não dê "ARMAS DE BRINQUEDO", pois a criança pode "gostar do suposto poder" que a arma traz.
Não superproteja seus filhos.
Permita que eles experimentem e aprendam pelo próprio esforço (nem que eles falhem ou errem).
Falhar é bom para aprender a enfrentar desafios.
Não estimulem a relação de posse.
Incentivem a criança a dividir seus brinquedos na brincadeira.
Não isolem seus filhos.
Incentivem a participação de atividades de grupo, pois facilitará na vida adulta o convívio social.
PERMITA-SE admitir estar errado, quando falhar na presença de seus filhos.
Eles precisam de "PAIS HUMANOS" e saber que "ERRAR É HUMANO".
Não se mostre ONIPOTENTE na presença dos filhos.
Eles precisam de pais ao alcance deles não de ídolos distantes!
Permita-se dizer "NÃO SEI" em vez de dizer "agora não tenho tempo ou não posso ou pergunte para ...!
Com certeza eles ficarão mais felizes por ter um pai ao alcance de seu conhecimento, "um pai presente".
Não desrespeite "NORMAS" na presença de seus filhos, pois eles vão aprimorar os erros vistos nos pais.
No trânsito faça um esforço, siga as normas.
Assim ainda chegaremos a um trânsito mais educado e com menos acidentes.
Participe mais da vida de seus filhos.
Assim não correrá riscos de surpresas pois as expectativas deles serão de seu conhecimento e terão sua participação.
"farol vermelho, faixa de pedestres, estacionamento irregular, não admitindo que ninguém o ultrapasse, querendo levar sempre vantagem".
Está mostrando claramente sua fragilidade emocional manifesta na agressividade e é um forte candidato a "Ser um adulto Agressivo

Fonte: Texto de José Roberto Paiva

PARCERIA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Pais super protetores

Pais superprotetores e/ou extremamente presentes que super protegem e inibem a liberdade de expressão dos filhos podem gerar a "IDÉIA" de que eles são "INATINGÍVEIS", são o "CENTRO DO MUNDO". Este "EGOCENTRISMO" gera quase sempre um comportamento agressivo contra as figuras hierarquicamente superiores, pois é dificil seguir ou obedecer regulamentos.
Eles "ME IMPEDEM OU DIFICULTAM" fazer "O QUE QUERO, DA FORMA QUE QUERO, NA HORA QUE QUERO"!
O adolescente tem que se sentir amado e protegido na medida certa, sabendo que a vida lhe trará bonus e ônus, dependendo das suas "DO ADOLESCENTE E NÃO DOS PAIS" atitudes e escolhas.

PARCERIA SEMPRE
Por Cristina Constâncio

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Importância da relação afetivo-corporal

A falta de relação afetivo/corporal entre pais e filhos pode ser o primeiro passo para o estabelecimento de um comportamento agressivo.
Pais distantes que tem pouco ou nenhum contato afetuoso, podem desenvolver em seus filhos uma relação de afastamento com a figura de "PODER" gerando em seus filhos uma relação AMOR/ÓDIO muito forte.
Esta relação AMOR/ÓDIO é um dos principais "FATORES" da agressividade.
Os adolescentes hoje vivem em um mundo consumista, materialista e tecnológico, onde O "TER"significa "PODER". O "SER" é secundário, pois "SOU" na medida que "TENHO". Quanto mais "TENHO" mais "EXISTO".
Na maioria dos casos estes adolescentes por falhas em sua formação têm dificuldades em investir "EM SI" para "OBTER ou "ATINGIR" algum objetivo.
Assim podem partir para comportamentos "SOCIOPÁTICOS" na vida adolescente e/ou adulta. Como por exemplo, o uso de "DROGAS" ( criar um mundo artificial), ou adquirir comportamentos de "TIRAR DOS OUTROS AQUILO QUE DESEJA" ( furtar, roubar,etc.), ou ainda "USAR ARMAS" (sentir-se mais forte, mais poderoso, etc.).
A presença dos pais, transmitindo cuidados, afetos, carinhos e muito dialogo é fundamental para uma boa relação com os filhos e faz com que se sintam amados, criando neles segurança para seguirem seu caminho rumo a uma vida adulta feliz.

PARCERIA SEMPRE
Por CRISTINA CONSTÂNCIO

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pode ser um aviso

O pré-adolescente ou o adolescente
Que procura "GRUPOS COM IDÉIAS" contrárias às normas, procura para impor as suas.
Que procura "GANGS" com comportamento agressivo, procura para se sentir mais forte.
Que procura "GRUPO QUE USA DROGAS", procura porque não precisa dar nada de si nem é exigido em nada.
Que procura usar "ARMAS", procura para ter "Poder".
Que usa o "CARRO" para correr e mostrar sua habilidade na velocidade, o faz para estar "Além" das normas.
Que usa o carro como uma "EXPRESSÃO DE PODER", desrespeitando normas como: "farol vermelho, faixa de pedestres, estacionamento irregular, não admitindo que ninguém o ultrapasse, querendo levar sempre vantagem". Está mostrando claramente sua fragilidade emocional manifesta na agressividade e é um forte candidato a "Ser um adulto Agressivo".

Devemos ficar atentos a qualquer sinal exacerbado no comportamento do adolescente, ele pode estar nos dando um aviso de algo não está bem. olhos, ouvidos e intuição abertos sempre.

PARCERIA SEMPRE
CRISTINA CONSTÂNCIO

domingo, 15 de agosto de 2010

Adolescência - Poema

Olá amigos, hoje postei uma belo poema, UMA EXCELENTE SEMANA A TODOS.

Adolescência


Há no ar um teor de expectação,
Borbulhar de emoções imprevisíveis:
Vários níveis de amores... e desníveis...
Idas e vindas: jovem coração

Preso em mil barreiras intransponíveis.
Muitos amigos, rios de solidão,
Mal-entendidos, chances de perdão,
Prisões de orgulho e celas tão terríveis

Que libertar-se delas é sofrer!
Mas sofrimento também faz crescer...
E o orgulho sucumbindo à humildade

Cultivará nos outros a esperança
De que deixaste os erros de criança
E agora tens responsabilidade...

Existe período mais confuso, mais complicado que a adolescência? Se existe, ainda não passei por ele!
A adolescência é tão crítica que até escrever sobre ela é muito difícil...

Por: Ederson Peka


Parceira Sempre
Cristina Constâncio

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Seres Perdidos

Hoje o que vi me fez refletir sobre o que nossos adolescentes e jovens estão fazendo com suas vidas. Estou falando o que todos nós vimos na Fundação Casa em Campinas. Infelizmente, a agressividade é sempre um tema da atualidade, especialmente a agressividade juvenil, na qual está relacionada aos roubos, furtos, assaltos, seqüestros, gangues, atiradores de escolas, dos queimadores de mendigos, dos homicidas ou pelo simples fato da agressão familiar.
Não devemos acreditar que a violência infanto-juvenil restringe-se aos internos da Fundação Casa ou às classes menos favorecidas da sociedade. Existe uma população de delinqüentes em outras classes sociais mais protegidas, seja pelos muros dos condomínios de luxo, seja por estatutos sociais não-escritos que zelam dos "bons hábitos familiares", enfim, existe uma população de delinqüentes que raramente é punida e cujos atos nunca chega aos nossos ouvidos.
Os adolescentes e jovens que se destacam pela hostilidade exagerada, podem ter um histórico de condutas agressivas que remonta as idades muito mais precoces, como no período pré-escolar, por exemplo, quando os avós, pais e "amigos" achavam que era apenas um "excesso de energia" ou uma travessura própria da infância. A pergunta que emocionalmente e moralmente fazemos é a seguinte: menor de que ou de quem? - Menor de altura, de idade, de maturidade... menor que a vítima, menor que a vontade política, que a capacidade da justiça... enfim, menor do que o que?

PARCERIA SEMPRE

Por CRISTINA CONSTÂNCIO

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Seres Tristes e Felizes

Embora muito do padrão machista se mantenha, tenho observado que as adolescentes tem se influenciado por um novo papel social da mulher. O modelo de mulher já não é mais o mesmo. Contarei um trecho de uma história de uma adolescente: - "C" representa uma adolescente ativa, que se envolve sentimentalmente, que não espera que algum príncipe apareça, mas vai a luta. Experimenta uma relação, outra, compara... E o que uma adolescente como "C" faz com os adolescentes dos tipos tradicionais: passivos ou machões? Bagunça com a cabeça deles...Põe tudo de pernas pro ar...Ela simplesmente doma os machões e depois, quando os tem em suas mãos...fica na dúvida, sente saudades do outro que foi dispensado sem mais nem menos... E o inverso também acontece meninos populares que tem relacionamentos com várias meninas, experimentando uma aqui e outra ali... E depois as deixa...Ai pronto corações partidos...Mas será que os que dispesam estão felizes... Conversando com vários adolescentes, ouvi vários relatos que mostram que a decepção é de ambos... Seres femininos e masculinos frustrados pelo rumo que os relacionamentos estão seguindo hoje...Muita facilidade e pouco sentimento...Mas não é só tristeza nossa adolescente "C", amadureceu e conseguiu um namorado que gosta muito... Esta feliz.
Dica de leitura: HISTÓRIAS DE ADOLESCENTES - Crônicas de um Educador de Marcus Vinicius Mathias.

PARCERIA SEMPRE
CRISTINA CONSTÂNCIO

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Seres "Humanos Perfeitamente Humanos"

Nos dias de hoje as fronteiras afetivas estão sendo sacolejadas para dar lugar a vínculos mais fluidos, dispersivos e móveis, ou seja, os afetos estão sendo também globalizados. Não é à toa que o ficar desponta como a mais nova forma de relacionamento amoroso entre os adolescentes, e hoje vemos esse “ficar” existindo até mesmo entre os mais maduros.
Num grande numero de relacionamentos está predominando a brevidade do contato, a ausência de exclusividade e de compromisso, a descartabilidade do outro e a não-obrigatoriedade da presença de sentimentos.
Para alguns esse ficar é uma experimentação do outro, “se eu gostar continuo”, para outros e apenas um passatempo. O que pode ser prejudicial é que esse tipo de relação pode causar danos que poderão ser carregados por toda a vida, como uma gravidez indesejada ou algumas DST’S.
Os seres femininos/masculinos, HUMANOS PERFEITAMENTE HUMANOS, estão perdidos procurando se encontrar na era da informatização até dos sentimentos, isto faz que os “seres”, vivam com a incerteza, risco, insegurança e a provisoriedade em todos os campos da vida: do amor ao trabalho.

Acesse o link: http://www.scielo.br/pdf/rdpsi/v17n1/v17n1a05.pdf , matéria de José Sterza Justo.

PARCERIA SEMPRE!

Por Cristina Constâncio

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Seres Masculinos

O adolescente do sexo masculino hoje sente-se mais inseguro, pois as jovens estão mais liberadas. Os meninos em determinadas situações até recuam, pelo simples fato de as meninas estarem “dando em cima”. Ouço os meninos dizerem – “Nossa ta ficando difícil” e ao mesmo tempo “nossa ta fácil demais”.
Essa situação gera insegurança, falta de motivação no que diz respeito à conquista, por que os meninos praticamente não tem que fazer mais nada, aquele clima que existia de paquera não existe mais, hoje é só chegar e “ficar”.
Quando crescem entrando na juventude, estando ai no mercado de trabalho, começa-se a inverter a situação entrando no velho dilema de que o homem tem mais vantagens, mas hoje com a liberação feminina esses jovens tem que aprender a competir com o outro sexo, necessitando na verdade, que aprender a lidar com essa nova mulher que trabalha mesmo que sendo menos valorizada nos ganhos, mas na disputa lado a lado.
Diante dessa nova mulher poderosa, os homens/adolescentes se sentem ameaçados e perdidos. Inseguros, precisam se afirmar porque são muitos os que duvidam da própria masculinidade, diante desta fase confusa onde tudo é incerteza, repleta de coisas novas na vida do adolescente, a busca para o “se” conhecer ficou um desafio a mais na vida do Ser Masculino.

Parceria Sempre.
Por Cristina Constâncio

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Seres Femininos

Hoje podemos perceber que a adolescente está mais liberada, as vezes até demais, isto é em determinadas situações chega a se desvalorizar, por exemplo quando sai com um menino e deixa ele transar sem preservativos por medo de perde-lo. Porem em outras, e as melhores, estão mais “senhoras” de si, tomando conta da situação, da sua própria vida, estudando mais e procurando se ambientar no mundo público, mundo dos homens, e com muita maestria, haja visto que vemos mulheres e jovens maravilhosas em ação.

EU NO FUTURO

Terei ocupação em que me darei bem./ Terei um bom trabalho fixo./ Trabalharei numa empresa./ Terei carreira definida no exterior./ Terei estabilidade econômica./ Terei meu escritório de advocacia./ Terei um bom emprego na Aeronáutica./ Espero estar formada./ Espero estar fazendo sucesso como atriz./ Espero estar casada./ Estarei estudando idiomas./ Serei secretária executiva./ Serei cabeleireira./ Serei atleta profissional./ Serei professora de Educação Física./ Jogarei capoeira./ Serei uma grande médica./ Serei ecologista para cuidar da natureza e dos animais./ Serei Veterinária./ Serei matemática./ Serei professora de Faculdade./ Serei um jornalista bem sucedida./ Serei careta que nem meus pais./ Gostaria de ser palestrante./ Não posso prever: do jeito que o mundo vai, não sei o que vai acontecer......

A mulher adolescente ainda está procurando seu caminho
Com certeza já o está encontrando, ainda é necessário que haja mais auto estima e luta sempre, pois o mundo parece que nasceu masculino. Mas os seres masculinos também tem seus percalços, falaremos amanhã um pouco deles.

A mensagem “Eu no Futuro”, foi escrita por uma adolescente participante do Projeto Janela, da Casa do Adolescente de Pinheiros,SP, em uma das oficinas culturais-literárias, projeto da Secretaria Estadual de Saude, coordenado pela Dra Albertina Duarte Takiuti.

PARCERIA SEMPRE

Por Cristina Constâncio

domingo, 8 de agosto de 2010

Seres femininos e masculinos

Todas as pessoas nascem com anatomia do sexo feminino ou do masculino, porém o SER feminino ou o SER masculino será aprendido e apreendido durante o processo de socialização, “vivências” Quando criança, vai absorvendo atitudes e comportamentos, pela observação e convivência, que vão definindo assim os seus valores e papéis sexuais. O que na mulher é mais difícil, pois os mitos em relação a superioridade masculina e que a mulher é o sexo frágil, cidadã de segunda classe, ainda são fortes.
Vemos ainda que para mulher/menina cabe o mundo privado (cuidar da casa e coisas do gênero), enquanto ao homem/menino o mundo público (sempre fora de casa), isto acontece mesmo quando a mulher está inserida no mundo público, tendo assim as tais jornadas a mais de trabalho  que os homens.
Na adolescência a jovem é induzida a censurar seus desejos e potencialidades e a restringir as suas aspirações aos limites convencionais. E no mundo profissional é destinado a mulher uma situação de subordinação, e mesmo quando não, recebem os menores salários por trabalho igual.
Por hoje vamos parar por aqui, amanhã daremos continuidade.

Parceria sempre.
Por Cristina Constâncio.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Texto escrito por um Pai.

Todo ano a mesma coisa: Dia dos Pais!
É incrível desde que tive filhos, não deixei de ser filho, mas passei a ser pai. Agora tenho duas responsabilidades: uma cuidar de quem cuidou de mim e de quem cuidará de mim.
Ser pai para mim é aprender que sou exemplo para outra pessoa. Existem olhos e ouvidos a seguirem os meus passos.
Não tenho dúvidas que é a melhor coisa da vida. Se hoje sou o que sou é por causa dos meus filhos, tive que exercitar a paciência, estabelecer limites, para a ação dos filhos e para as minhas ações, aprender a dividir o amor, o carinho e a convivência.
Tenho consciência que a vida e uma sucessão de fatos e momentos, então vivo cada dia como se fosse o único que possuo.
Hoje, depois de 14 anos da separação, posso afirma que foi a melhor coisa que fiz para os meus filhos, pois me tornei outra pessoa. Sei que parte dos meus filhos só convivem comigo quando estão a fim, mas nosso relacionamento é sempre intenso.
Mas não deixei um único dia de saber o que acontecia com eles, inclusive foi uma decisão que tomei em 1996, dedicar parte da minha vida a educação dos filhos, passei nove anos trabalhando, cuidando de casa, participando e vivendo com meus filhos metade do dia, até o ano de 2006.
Fiz tudo o que tenha que fazer, não dei presentes, nem mimei, muito menos deixei fazer o que quisessem fazer, pois sempre ensinei aos filhos que minha responsabilidade é estabelecer limite, através de uma gentiliza dura.
Deixei bem claro que sempre os amaria, mas em nenhum momento deixaria de assumir minha responsabilidade como PAI.
Grato por este agora e um bom caminho!

Por Ulisses Porto, pai, consultor e advogado - 43 anos.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Escutar e dialogar

É importante perceber que os conceitos contraditórios, emitidos pelos adultos, misturam-se rapidamente na cabeça do adolescente. Para quem está se adaptando ao novo corpo, que acha seus pés grandes, que não se acostuma com as espinhas ou com o tamanho dos seios, o fato de ser sempre censurado ou interrogado é uma fonte de confusão e insegurança. Assim, o mundo dos adultos é, ao mesmo tempo, desejado e temido.
É imprescindível valorizar aquilo que ele faz, dialogando sempre, ficando atento as suas características individuais e às do meio sociocultural e histórico e em que vive. Escutar é o caminho para entender o que está acontecendo.
É necessário que o adolescente tenha garantias para conjugar o verbo “adolescer”, que quer dizer amadurecer, transformar, florescer.

Biografia: Livro Utopia da Dra Albertina Duarte Takiuti.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Pais e Filhos ambos precisam de cuidados

Deve-se deixar os filhos escolherem seu próprio caminho, mas isso não significa que os pais não devem cuidar dos filhos.
Mas cuidado não é repressão, não é autoritarismo e não é escolher por ele, cuidado é dialogo.
É também saber dosar as atitudes e saber a hora de tomá-las.
Como por exemplo: - A internet, a que ter rigor sim, principalmente com crianças e adolescentes, pois sabemos que é perigoso, mas devemos buscar acordos através de diálogos.
Como tudo que envolve conflitos é difícil resolver, pode ser que haja a necessidade de procurar ajuda profissional, tanto para pais como para filhos. As vezes o problema maior é dos pais e não dos filhos.
Não tenham medo, pais também podem ser frágeis e emotivos, não a necessidade de ser sempre durões.
Pensem nisso.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Pais e Filhos

PAIS por que será que os filhos não obedecem?
Será porque não lhes foi dado educação? Com certeza não é isso!
Mas, porém, os pais de hoje muitas vezes são permissivos demais, tolerantes ou “bravos” demais. Isto pode ser decorrente de uma vida de muitas obrigações, sejam de trabalho ou social, ocorrendo que os pais não tem tempo para seus filhos.
De outro lado os filhos com certeza querem os seus pais, apesar de que quando chega a adolescência não demonstrem esse desejo.
Somadas essas atitudes começam a surgir os problemas de comunicação, onde ambos acabam se afastando e muitas vezes com conseqüências graves, principalmente no comportamento do adolescente que pode procurar companhia com amigos, que nem sempre serão as melhores companhias.
O que fazer?  DIALOGO SEMPRE. Pode parecer difícil, mas é uma forma eficiente.
Com está atitude tanto pais como filhos promoverão uma melhor qualidade no relacionamento.
E pais, com controle moderado deixarão espaço para o filho tomar suas próprias decisões, sendo responsável pelos seus atos e assim adquirir um maior amadurecimento e segurança.
Não adianta brigas, gritos, castigos, somente o DIALOGO FRANCO E ABERTO, poderão ser os melhores amigos de PAIS E FILHOS.

Segue uma frase da Psicologa Rosely Sayão em uma matéria publicada em um blog, que fala sobre o dilema pais e filhos.
"Para crescer e amadurecer, é preciso começar a enfrentar por conta própria os perigos da vida. Com controle em demasia, os jovens não têm essa oportunidade.
Mais do que ser controlado, o filho precisa aprender como a vida é e saber quais são os riscos de viver para construir, aos poucos, uma atitude de autocuidado em sua vida."
segue link:
http://www.uniad.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=463:rosely-sayao-vigiar-e-punir&catid=51:dependencia-quimica-artigos&Itemid=93